Acerqua
da Purificaçam da sacratissima Virgem, podemos considerar primeiramente a
grandeza de sua humildade, pois estando ella per palavras tam expressas exempta
da ley da purificaçam, com a que com aquelle sagrado parto ficava mais pura que
as estrellas do ceo, todavia se quis obrigar a esta ley y por-se a Virgem antre
as casadas y a limpia antre as nam limpias, pera ser purificada com ellas. De
manera que assi como o filho sem ter sinal de peccado tomou ymagem de peccador
na circuncissam, assi a mâe sem ter cousa que alimpar tomou ymagem de nam limpa
em sua purificaçam, pera que no hum y no outro tevessemos perfeitissimo ejemplo
de humildade.
O
segundo podemos considerar o spirito de pobreza y misericordia que aqui resplandesce
nesta offerta da Virgem, pois nam offeresceo cordeyro, que era offerta dos
ricos, senam hum par de rolas ou de pombinhos, que era oferta dos pobres. E
tendo recebido pouquos dias antes tam grandes presentes y thesouros daquelles
sanctos reis, ja os tinha repartidos todos pelos pobres, ficando no mesmo
estado que dantes estava, como aquella que chea do Spirito Sancto entendia, que
a vontade do filho era de rico fazer-se pobre, pera enriquescermos com sua
pobreza.
Fray Luis de Granada, Obras Completas, t. XXI, F.U.E., Madrid 1999, p. 302
Transcripción del texto portugués de José Luis Almeida
Monteiro; traducción al español de Justo Cuervo
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