miércoles, 28 de octubre de 2015

Onda de Nazaré

Onda de 30 metros na Nazaré.

Como a podemos explicar?

Com a chegada à região costeira de Portugal continental de ondulação forte proveniente dos quadrantes Oeste / Noroeste, verifica-se:

1.- Refracção da onda por diferença de profundidades entre a plataforma continental e o canhão. Este efeito leva à mudança de direcção da onda sobre o canhão (onde a onda viaja mais rápido).

2.- Galgamento de um degrau topográfico (desnível vertical do fundo). A rápida redução de profundidade origina o empolamento da onda (redução do seu comprimento de onda e a amplificação da sua altura). Este efeito ocorre também de forma gradual com a aproximação da onda à costa.

3.- Interferência positiva entre a onda proveniente do canhão e a onda que atravessa a plataforma continental norte. Este efeito promove novo empolamento no ponto de intersecção destas duas ondas.

4.-Deriva Litoral. A ondulação promove uma corrente junto à praia que escoa de norte para sul e que inflecte no cabo para o mar. Esta corrente é reforçada pelo empilhamento de água na enseada, a norte do cabo, que flui na mesma direcção e que intercepta a onda no sentido contrário à sua propagação. Este processo contribui adicionalmente para o empolamento da onda.

O efeito combinado destes processos aumenta significativamente a altura da onda, que pode alcançar assim valores muito superiores aos registados ao largo.


Onda de Nazaré desde el Faro (Foto de Jorge Santos)
                                                            **************************
        Mas, cuando es combatido de recios vientos, y levanta sus temerosas ondas hasta las nubes, y cuanto más las levanta a lo alto, tanto más profundamente descubre los abismos, con lo cual levanta y abaja los pobres navegantes, azotando poderosamente los costados de las grandes naos, cuando los hombres están puestos en mortal tristeza, las fuerzas y las vidas rendidas, entonces nos declara el furor de la ira divina y la grandeza del poder que tales tempestades puede levantar y sosegar, cuando a Él le place.

Fray Luis de Granada, Canto a la Naturaleza, selección de textos de Urbano Alonso del Campo, Universidad de Granada 1991, p. 39

El público contempla la Ola de la playa Norte (Foto Miguel A. Lopes/ EFE)


Caída de la Ola de Nazaré (Foto Miguel A. Lopes /EFE)


No hay comentarios:

Publicar un comentario